1 – Sou docente e nunca utilizei ferramentas de educação a distância. Como aplicar?

Postado por: Hercules Da Costa Sandim Sandim

A UFMS possui uma Secretaria Especial dedicada às tecnologias educacionais aplicadas ao ensino de graduação e de pós graduação. Acompanhe os tutoriais e vídeos explicativos das ferramentas disponíveis.  A seguir, apresentamos algumas ferramentas que podem ser utilizadas no ensino online. Maiores informações e dúvidas entre em contato através do endereço eletrônico: sead@ufms.br.

 

Moodle UFMS

O Moodle é o Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) oficial da UFMS. É uma ferramenta poderosa para a organização de salas de aula virtuais. Sua integração com o SISCAD permite a automatização na criação da sala virtual e na inscrição de docentes e estudantes matriculados. 

 

G-Suite – Google for Education UFMS    >> Guia Rápido <<

IMPORTANTE! 

No caso do uso G-Suite, é necessário estar logado com o email institucional. Muitos dos recursos que a plataforma oferece poderão ser utilizados apenas com o usuário logado no email institucional (@ufms.br). 

  • Google Drive é um serviço de armazenamento e sincronização de arquivos nas nuvens. Dessa forma o professor pode compartilhar quaisquer tipos de arquivos com seus estudantes. No Google Drive institucional, não há limite para o armazenamento de dados.
  • Google Docs, Google Presenter, Google Sheets, Google Forms: Dentro do Google Drive há a possibilidade de criar e editar arquivos do tipo Office (texto, apresentações, planilhas e formulários). Arquivos textos podem ser criados e/ou editados usando a ferramenta Google Docs. Por sua vez, apresentações no Google Presenter, planilhas no Google Sheets e formulários/questionários no Google Forms. Os arquivos produzidos nestas ferramentas dentro do Google Drive podem ser compartilhados entre docentes e estudantes, permitindo até mesmo a construção colaborativa. 
  • GMail é um serviço de correio eletrônico (e-mail). O correio eletrônico pode ser um canal de comunicação assíncrono, ou seja, docentes e estudantes comunicam-se cada um no seu tempo.
  • Youtube é um serviço de streaming de vídeo na nuvem que permite o compartilhamento de vídeos na web. Assim, o docente pode inserir novos vídeos ou selecionar vídeos já existentes.
  • Google Hangouts é uma ferramenta de comunicação síncrona, ou seja, pode ser utilizada para que os docentes enviem mensagens instantâneas aos seus alunos (e vice-versa).
  • Google Meet é uma ferramenta onde se pode criar uma sala de webconferência para que o professor possa dar aulas ao vivo. É possível apresentar o conteúdo de uma apresentação (Google Presenter, PowerPoint, ou qualquer programa que esteja na sua área de trabalho) ou até mesmo, compartilhar sua tela (área de trabalho). Para criar a sala de webconferência basta ir em meet.google.com, logar com o email institucional e criar a sala. Depois de criada a sala basta enviar o link de compartilhamento para todos os alunos. É importante avisar aos estudantes que não têm acesso a um computador que eles podem baixar o aplicativo Hangouts Meet.  É importante que o docente ative a opção para gravar a transmissão, pois a mesma ficará armazenada em seu Drive e poderá ser compartilhada com os estudantes.
  • Google Classroom é uma ferramenta para criar uma sala de aula virtual, nela é possível usar boa parte das ferramentas apresentadas anteriormente. Pode-se criar atividades para serem entregues com prazos estabelecidos, criar testes (questionários), além de permitir a avaliação dos estudantes. 

 

Na Central de Treinamentos do Google (https://teachercenter.withgoogle.com/?hl=pt_BR) você pode aprender como usar as ferramentas da G-Suite e, além disso, receber uma certificação pelo treinamento. O Grupo de Educadores Google (GEG) elaborou uma sala virtual no Google Classroom para o compartilhamento de dicas, recursos e estratégias para o ensino online, como ilustrado na figura que segue:

Skype

O Skype é uma ferramenta que permite comunicação pela internet através de conexões de voz e vídeo (webconferência). Além de voz e vídeo, no ambiente de transmissão é possível o compartilhamento de tela e de arquivos. O Skype necessita de um cadastro prévio (conta de usuário) na plataforma Microsoft Account.  Para maiores informações, acesse 

https://support.skype.com/pt-br/faq/FA11098/como-comecar-a-usar-o-skype.

 

Cisco Webex

A Cisco Webex é uma plataforma que fornece aplicativos de demanda, reunião online, webconferência e aplicações de videoconferência. Devido ao Coronavírus, a empresa Cisco liberou o Cisco Webex gratuitamente para webconferências com até 100 pessoas. Maiores informações estão disponíveis nos seguintes endereços eletrônicos:

 https://cart.webex.com/sign-up?locale=PT-BR

 https://m.youtube.com/watch?v=C4_GVwR9W7g

 

WhatsApp

Você ainda pode usar o WhatsApp e/ou outras redes sociais. O WhatsApp é uma ferramenta muito poderosa e popular, agilizando o compartilhamento de informações entre docentes e estudantes. O WhatsApp é indicado para situações onde há necessidade de maior velocidade na comunicação.

 

Dropbox

O Dropbox é outro serviço de armazenamento de arquivos na nuvem, assim como o Google Drive. Para maiores informações, acesse https://help.dropbox.com/pt-br.

 

Facebook

No Facebook é possível criar grupos relacionados às disciplinas. No grupo, é possível enviar informações e arquivos. Nas configurações, é possível permitir que os estudantes possam ter voz criando um fórum de dúvidas. Como o facebook é muito utilizado, é mais simples para que todos tenham acesso no grupo. Para maiores informações, acesse https://www.facebook.com/help/167970719931213.

 

Aplicativo Open Broadcaster Software – OBS Studio

É um programa de streaming e gravação gratuito e de código aberto mantido pelo OBS Project. Seu download está disponível no seguinte endereço: https://obsproject.com/pt-br/download. Dentre seus principais recursos, destaca-se o recurso de captura da tela de seu computador (área de trabalho), ideal para que o professor possa produzir pequenas videoaulas.

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