Diferença entre Web Conferência (Web-Aula) e Videoconferência na SEDFOR

A SEDFOR possui estrutura para atender a dois tipos de conferência a distância, Web Conferência e Videoconferência.
Observe abaixo a diferença entre essas conferências para à SEDFOR.

Web Conferência


A Web Conferência é tradicionalmente realizada por meio de um software de computador, por exemplo: Skype, Google Hangout, Mconf, Big Blue Button, entre outros.
O espaço físico para Web Conferência (Salas de Web Aula) possuem um computador com webcam e headset (fone de ouvido com microfone) e outro computador para uso diverso. O espaço é pequeno, com capacidade para no máximo 3 pessoas.
Os softwares de web conferência mais tradicionais permitem a interação por voz (captado pelo microfone do headset ou microfone da webcam e recebido do participante remoto pelo fone de ouvido) e vídeo (captado pela webcam), interação textual (bate-papo). Alguns permitem ainda o compartilhamento de apresentação de slides, vídeos e áudio. Interação por meio de quadro branco digital, com possibilidade de inúmeras ferramentas, como: lápis, marcador, caixa de texto, formas geométricas, entre outros.

Videoconferência


A Videoconferência é tradicionalmente realizada por meio de um equipamento especificamente desenvolvido para essa finalidade.
Para que seja possível realizar uma sessão de videoconferência os participantes envolvidos devem, preferencialmente possuir equipamento de videoconferência, ou instalar e configurar em um computador o software PolycomRealPresence-Desktop, ou ainda instalar o App RealPresence Mobile para smartphone, que permite a conexão com equipamento de videoconferência.
A sala de videoconferência na SEDFOR tem capacidade para 30 pessoas, a frente da sala está instalado o equipamento de videoconferência, manuseado pelos técnicos que auxiliam na conexão (Obs.: O técnico auxilia na conexão mas não permanece no ambiente durante a sessão de videoconferência). A Sala de Videoconferência possui ainda 4 mesas de reunião ovais de tamanho médio e inúmeras cadeiras que podem ser organizadas de acordo com a necessidade dos usuários.
O equipamento de videoconferência possui uma câmera de boa qualidade de captação, com capacidade de direcionamento por meio de controle remoto. Possui ainda um microfone de alta sensibilidade capaz de captar o som da voz dos participantes sem a necessidade de muita aproximação do microfone. Ao equipamento de videoconferência é possível conectar, por exemplo, um computador para espelhamento e transmissão da tela do computador, nesse caso será possível compartilhar apresentação de slides, vídeos, imagens, entre outros. Os recursos compartilhados e a imagens dos participantes podem ser alternados entre um aparelho de TV e uma tela de projeção.

Agendamento da Salas de Videoconferência ou das Salas de Web Aula:
Pode ser feito por meio do Sistema de Agendamentos da UFMS
A SEDFOR está localizada no Bloco 6, do Setor 2

Obs.: Há a possibilidade de utilizar a Sala Videoconferência para a realização de uma Web Conferência. Nesse caso é importante entender que a qualidade da câmera e microfone conectados ao computador por meio do qual se realizará à Web Conferência possuem uma capacidade de captação significativamente menor que a câmera e microfone do equipamento de Videoconferência. Isso irá interferir diretamente na qualidade da transmissão. Se for utilizar a Sala de Videoconferência para uma Web Conferência, favor reservar a Sala de Videoconferência no sistema de agendamento e detalhar, no campo Observações, que o evento a ser realizado será uma Web Conferência. Informar também qual software será utilizado.