Tutorial Big Blue Button (Flash Player) – Web Aula no AVA Moodle

Atenção! O sistema apresenta compatibilidade com o navegador de internet  Mozilla Firefox.

1 – Criando a Sala Virtual

* Caso a sala virtual Big Blue Button já tenha sido criada no ambiente virtual do curso/disciplina, vá para o tópico 2 para obter orientações de acesso e uso da sala.

1.1 – Clique em Ativar edição

1.2 – Clique em Adicionar uma atividade ou recurso no tópico desejado

1.3 – Na janela que abrirá, selecione o item BigBlueButtonBN e clique em Adicionar

1.4 – No formulário, defina o Tipo de instância e insira o Nome da sala virtual.

1.5 – ATENÇÃO! Para conseguir realizar gravações na sala, expanda a seção Configurações gerais e marque o o item Gravar* e selecione.

1.6 – Na seção Participantes é possível atribuir permissões a um usuário específico ou para um Papel do sistema, por exemplo, para o papel de estudante, docente, tutor, entre outros.

Significado das Permissões:

• Moderador: Acesso total as funcionalidades do sistema, permissão comumente atribuída ao professor/apresentador;
  • Visualizador: Permitido ativar microfone e câmera, e utilizar o bate-papo, permissão comumente atribuída aos espectadores;

1.7 – Feitas as configurações, clique no botão Salvar e voltar ao curso.

2 – Instalando o plugin Adobe Flash Player

2.1 – Para funcionamento do sistema de web conferência Big Blue Button (versão Flash) é necessário a instalação do plugin Adobe Flash Player. Utilizando o navegador de internet Mozilla Firefox, acesse o site https://get.adobe.com/br/flashplayer/, marque/desmarque as ofertas opcionais que tem/não tem interesse e clique em Instalar agora.

2.2 – Salve o arquivo de instalação (opção de download vai aparecer automaticamente) e execute o arquivo para iniciar a instalação. (Caso o sistema operacional solicite alguma permissão durante a instalação, é necessário conceder as permissões para que a instalação ocorra com sucesso.

3 – Acesso à sala virtual

3.1 – Para acessar a sala, clique no ícone do Big Blue Button com o nome da sala

3.2 – Clique no botão Entrar na sessão

3.3 Caso o sistema solicite permissão para executar o Adobe Flash, clique sobre Executar Adobe Flash, se o navegador pedir ainda por permissão para uso do Adobe Flash, clique em Permitir e aguarde o carregamento da sala virtual.

4 – Configurando microfone

4.1 – Clique na opção Microfone (Atenção! Evite a opção Microfone quando for participar apenas como ouvinte. Ruídos captados no seu ambiente podem atrapalhar a sessão de web conferência, nesse caso selecione a opção Somente ouvir. Obs.: É possível alterar a opção selecionada nessa etapa desativando e voltando a ativar o áudio posteriormente)

4.2 – Na janela que abrirá no canto superior esquerdo, escolha o microfone que deseja utilizar e clique na opção Permitir.

4.3 – Caso o sistema apresente a tela de erro “Falha no áudio WebRTC” selecione a opção Sim.

4.4 – Se for solicitada permissão para uso de câmera e microfone em um pop-up, clique em Permitir.

4.5 – Dependendo da configuração, o Teste de som pode iniciar diretamente na etapa 4.6. Selecione o microfone que deseja utilizar, em seguida clique em Testar auto-falantes para verificar a saída de áudio (se tudo estiver funcionando adequadamente será possível ouvir uma música instrumental), seja por caixa de som ou por fone de ouvido (clique novamente em Testar auto-falantes para encerrar o teste) e para finalizar, se estiver funcionando normalmente clique em próximo para testar o microfone.

4.6 – Fale algumas palavras para testar seu microfone, caso consiga se ouvir, clique na opção Sim, caso contrário, clique em Não e tente trocar o microfone.

4.7 – Caso a atividade tenha sido configurada com permissão para gravação, após finalizar a configuração de áudio será exibido uma mensagem informando que a sessão pode ser gravada. Isso não significa que a sessão já estará sendo gravada a partir daquele momento, para iniciar a gravação siga as orientações do item 6 deste tutorial.

5 – Habilitando Web-cam

5.1 – Na sala virtual, clique no ícone de Web-cam :

5.2 – Se for solicitada permissão para uso de câmera e microfone em um pop-up, clique em Permitir.

5.3 – Na janela que abrir, você deverá escolher a webcam, a qualidade do vídeo e clicar em “Iniciar transmissão”:

5.4 Caso o sistema solicite permissão do uso da câmera, selecione a câmera que deseja utilizar e clique em Permitir

6 – Adicionando Apresentação

6.1 -Para carregar um arquivo (preferencialmente arquivo em PDF), na parte inferior da sala virtual, clique no ícone Carregar apresentação

6.2 – Na janela que abrir, clique em Selecionar arquivo

6.3 – Localize o arquivo desejado e clique em Ok/Abrir

4.4 – Defina se os participantes poderão baixar o arquivo de apresentação, por meio da opção Liberar download da apresentação, e clique em Carregar.

6 – Gravação

ATENÇÃO! Os passos a seguir só serão possíveis se as ações do item 1.5 foram executadas.

O tempo de processamento de uma gravação varia de acordo com o tempo de gravação e com a demanda de processamento no servidor. O processamento inicia automaticamente, após a finalização da gravação e deverá aparecer na atividade assim que a gravação for finalizada.

6.1 – Para iniciar a gravação clique no ícone Iniciar gravação  e confirme clicando em Sim na janela pop-up de confirmação.

6.2 – Para concluir a gravação basta clicar no mesmo ícone  e confirmar clicando em Sim na janela pop-up de confirmação.

6.3 – O tempo de processamento de uma gravação varia de acordo com o tempo de gravação e com a demanda de processamento no servidor. O processamento inicia automaticamente. Após a finalização do processamento, as gravações ficam visíveis na tela de entrada da Sala Virtual

7 – Fechando a Sala Virtual

7.1 – Usuários com perfil moderador podem encerrar uma sessão de web conferência, clicando no botão Finalizar Sessão, forçando a desconexão dos demais participantes.