Tutorial Big Blue Button HTML5 – Web Aula no AVA Moodle

Atenção! Para usar a funcionalidade de Compartilhamento de Tela recomendamos o navegador Mozilla Firefox.

1 – Criando a Sala Virtual

* Caso a sala virtual Big Blue Button já tenha sido criada no ambiente virtual do curso/disciplina, vá para o tópico 2 para obter orientações de acesso e uso da sala.

1.1 – Clique em Ativar edição

1.2 – Clique em Adicionar uma atividade ou recurso no tópico desejado

1.3 – Na janela que abrirá, selecione o item BigBlueButtonBN e clique em Adicionar

1.4 – Na janela a seguir, insira o nome da sala virtual.

1.5 – ATENÇÃO! Para conseguir realizar gravações na sala, clique na opção em azul Mostrar mais… localize o item Gravar* e selecione.

1.6 – Na aba Participantes é possível atribuir permissões a um usuário específico ou para um Papel do sistema, por exemplo, para o papel de estudante, docente, tutor, entre outros.

Significado das Permissões:

• Moderador: Acesso total as funcionalidades do sistema, permissão comumente atribuída ao professor/apresentador;
  • Visualizador: Permitido ativar microfone e câmera, e utilizar o bate-papo, permissão comumente atribuída aos espectadores;

1.7 – Feitas as configurações, clique no botão Salvar e voltar ao curso.

2 – Acesso à sala virtual

2.1 – Para acessar a sala, clique no ícone do Big Blue Button com o nome da sala

2.2 – Clique no botão Entrar na sessão

3 – Configurando áudio

3.1 – Clique na opção Microfone (Atenção! Evite a opção Microfone quando for participar apenas como ouvinte. Ruídos captados no seu ambiente podem atrapalhar a sessão de web conferência. Obs.: É possível alterar a opção selecionada nessa etapa desativando e voltando a ativar o áudio posteriormente)

3.2 – Selecione o microfone que deseja utilizar e clique em Permitir

3.3 – Abrirá o teste de microfone, caso consiga se ouvir, clique em Sim, caso contrário clique em Não siga ao passo 3.4

3.4 – No campo Seleção do microfone altere a opção selecionada e em seguida clique em Tente novamente.

* Caso não consiga ouvir o retorno do seu áudio, existem 2 problemas possíveis:

• O navegador de internet está com problema de compatibilidade, recomendamos o navegador Mozilla Firefox;
  • Caso esteja usando o navegador Mozilla Firefox, o microfone pode estar danificado, verifique o funcionamento do mesmo em outro dispositivo.

4 – Transmitindo Imagem da Webcam

4.1 – Para ativar sua webcam, clique no ícone de Menu de Vídeo na parte inferior da tela e em seguida em Ativar Webcam

4.2 – Selecione a câmera que será utilizada e clique em Permitir

4.3 – A câmera irá aparecer no canto inferior direito

4.4 – É possível inverter a posição da câmera com a apresentação clicando no Menu de vídeo, escolhendo a opção Alterar

5 – Adicionando Apresentação

5.1 – Clique no ícone Ações (+) no canto inferior esquerdo e em seguida, clique em Carregar uma apresentação

5.2 – Na janela que abrirá, carregue o arquivo desejado

5.3 – Clique em Iniciar

5.4 – Use as setas na parte inferior da janela de apresentação para passar os slides ou selecionar qual slide deseja visualizar

6 – Utilizando o chat

6.1 – Utilize o chat clicando na opção Bate-papo Público, no canto esquerdo da tela

7 – Compartilhamento de Tela

* Para utiliza o compartilhamento de tela, é necessário estar utilizando o navegador Mozilla Firefox. Os outros navegadores não possuem compatibilidade com esta função.

7.1 – Clique no ícone de compartilhamento de tela, no último botão da direita no canto inferior da tela

7.2 – Escolha qual janela deverá ser compartilhada e clique em Permitir

8 – Gravação

ATENÇÃO! Para conseguir realizar a gravação na sala virtual é imprescindível as ações do passo 1.4!

O processamento da gravação é realizado pelo servidor após o encerramento. O tempo de processamento varia de acordo com a demanda no servidor e a duração da gravação.

8.1 – Para iniciar a gravação clique no ícone Ações (+), e em seguida, na opção Iniciar a gravação. Para encerrar a gravação, clique novamente em Ações (+) e em seguida, clique em Parar gravação

8.2 – As gravações ficam visíveis na tela de entrada da Sala Virtual

8.3 – O recurso RecordingsBN, que exibia a lista de gravações, foi descontinuado e consequentemente desativado no Moodle. Suas funcionalidades foram incorporadas à atividade BigBlueButtonBN.

9 – Saindo da Sala Virtual

9.1 – Para sair da sala virtual, clique no ícone Sair, no canto superior direito da tela

10 – Fechando a Sala Virtual

10.1 – Usuários com perfil moderador podem encerrar uma sessão de web conferência, clicando no botão Finalizar Sessão